Página Inicial > Notícias > Jogos Interclasse promovem integração no campus

Jogos Interclasse promovem integração no campus

A terceira edição dos jogos aconteceu entre os dias 13 a 17 de novembro
  • Ascom, com informações do campus
  • publicado 25/11/2019 11h38
  • última modificação 25/11/2019 11h38

Alunos e servidores do Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco – participaram, entre os dias 13 a 17 de novembro, da Terceira Edição dos Jogos Interclasse. A atividade, além de promover as competições desportivas entre as turmas dos cursos integrados e subsequentes, também vem se consolidando como um espaço de fomento à cultura, integração e respeito entre os alunos. Vale ressaltar que a ação tem o apoio da Secretaria de Educação do município de Porto Franco, que cedeu o uso da quadra poliesportiva de uma das escolas da sua rede.

De acordo com a coordenação, desde a abertura, realizada na quarta-feira, 13, com o jogo de Futsal entre os servidores do campus, incluindo docentes, administrativos e equipes terceirizadas, até a culminância, com as finais de Handball, Volleyball e Futsal, no domingo,17, o clima foi de competição e amizade. “O evento marca a reta final do ano letivo, e é ansiosamente aguardado pelos alunos ao longo do ano, como uma oportunidade para confraternização, distração e práticas esportivas”.

“Os jogos demonstraram o espírito de união das equipes, que em alguns casos optaram por mesclarem homens e mulheres, em uma ação de democratização da prática a todos e todas nas diversas modalidades”, comenta o professor de Educação Física, Bráulio Nogueira.

Segundo ele, foi muito bom o aprendizado que os alunos lhe proporcionaram no primeiro evento esportivo cultural que coordenou, no entanto, organizado democraticamente com representantes de todas as turmas.

“Fiquei muito feliz com os resultados que vão além dos jogos, tais como o cuidado com a escola, ao juntar o próprio lixo, respeito com o adversário e cuidado com os materiais”, diz o professor, acrescentando que em jogo de confraternização, houve a integração entre trabalhadores das diferentes categorias profissionais, pais/responsáveis de alunos, e respeito entre portes físicos e níveis técnicos diferentes; integração, inclusive, com alguns outros profissionais da rede de ensino. “Na minha análise, todos se divertiram, aprendizagens transversalizaram esses dias e, nesse sentido, estou muito satisfeito”, finalizou.