Página Inicial > Notícias > Estudantes pesquisadoras apresentam trabalho em evento nacional de ensino de Química

• publicado 10/03/2021 20h36
  • última modificação 10/03/2021 20h37

As alunas Ana Clara Barros dos Santos e Uthânia Lima dos Santos do curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Campus Avançado Porto Franco (CAPF), orientadas pela profª Drª Katia Dias Ferreira Ribeiro, participaram no último dia 09 do Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ). O evento bianual é organizado pela comunidade de educadores e educadores químicos/químicas do Brasil, com apoio da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e realização, a partir da edição atual, da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ).

Na ocasião as alunas apresentaram o trabalho intitulado “A produção de garrafada e a aprendizagem de ciências: uma experiência de estudantes do ensino médio”. Acredita-se ser necessário incentivar a procura de um ensino fora da escola e nesse sentido aponta-se algumas fontes nas quais é possível encontrar sábios ensinando e entre elas está a prática da medicina caseira. Podemos incluir nessa prática a produção de garrafadas que são misturas produzidas com ervas as quais têm poder medicinal. No trabalho desenvolvido e socializado o objetivo era apresentar a análise de uma entrevista que conduziu à identificação de questões que poderão auxiliar em uma posterior ação de utilização dos conhecimentos sobre produção de garrafadas no contexto escolar. Essa investigação ocorreu no bojo de uma mais ampla na qual se tem a intenção, na disciplina de Química ministrada pela profª Katia, de identificar atividades produtivas realizadas por familiares de estudantes de cursos técnicos do IFMA/CAPF, com o desígnio de aproximar conhecimentos populares do conhecimento científico para comporem os conhecimentos escolares e ainda promover uma saudável aproximação entre família e escola.

Ainda sob orientação da profª Katia, as alunas desenvolvem pesquisas como bolsistas PIBIC. A aluna Ana Clara é bolsista do projeto “A cultura indígena como temática para produção de material didático digital para a educação científica”, o qual é desenvolvido tendo a aluna Uthânia como voluntária. Nessa investigação, tem-se como objetivo produzir recursos didáticos digitais relacionados ao uso e transformação de materiais utilizados pelos indígenas para promoção da valorização da cultura indígena.

Já a aluna Uthânia é bolsista do projeto intitulado “Entrelaços: saberes e fazeres da produção artesanal de sabão em diálogo com os conhecimentos científicos na constituição dos conhecimentos escolares” o qual conta com a colaboração voluntária da aluna Ana Clara. Intenta-se nessa investigação articular saberes populares e conhecimento científico para a compreensão de processos de produção de sabão para construção de conhecimentos escolares. Em ambos projetos espera-se produzir conhecimentos e materiais didáticos que possam contribuir para um ensino de Ciências da Natureza mais condizente com as necessidades formativas de nossos jovens, mais encharcado da realidade e decolonial.

O IFMA/CAPF parabeniza as alunas por seu envolvimento com o empreendimento científico e com o compromisso com as atividades escolares.

Uthânia Lima dos Santos

Ana Clara Barros dos Santos