Página Inicial > Notícias > Professores do campus são contemplados em edital da Fapema

Professores do campus são contemplados em edital da Fapema

José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior e Felipe Muniz Gadelha Sales foram contemplados com bolsas de doutorado.
  • publicado 30/09/2021 08h59
  • última modificação 30/09/2021 08h59

Os professores do Campus Avançado Porto Franco José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior e Felipe Muniz Gadelha Sales foram contemplados com bolsas de doutorado no edital Fapema nº 13/2021. O primeiro faz doutorado no programa de pós-graduação em Geografia Humana na Universidade de São Paulo (USP). Já o outro cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Campus Montes Claros.

O pesquisador José Arnaldo foi contemplado com o projeto “As categorias desenvolvimento e terceiro mundo na obra de Yves Lacoste (1959-1985)”. Já o pesquisador Felipe Gadelha recebeu a bolsa com o projeto “Atributos biométricos, morfo-anatômicos e fisiológicos que determinam mudas de pequizeiro com comportamento superior no campo de plantio”.

Arnaldo Ribeiro

O professor José Arnaldo dos Santos Ribeiro Júnior observa que a pesquisa desenvolvida por ele busca “expandir nossa atividade de professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), agora devidamente qualificado com o doutorado”. Segundo ele, isso significa, em termos de ensino, pesquisa e extensão, “o aprofundamento das discussões em classe sobre desenvolvimento, terceiro mundo e geopolítica; uma melhor preparação das aulas, especialmente os conteúdos de geografia referentes aos segundo e terceiro ano do ensino médio; melhor domínio do conteúdo em tela; a realização de pesquisas sobre projetos de desenvolvimento capitaneados por instituições estatais e privadas no território maranhense – sob o prisma da geografia; e a difusão e democratização o acesso às bibliografias de geografia que versaram – em línguas estrangeiras – sobre Terceiro Mundo e desenvolvimento, por meio do processo de tradução de determinados textos de Yves Lacoste; além de permitir orientar, futuramente, trabalhos de iniciação científica”.

Felipe Muniz Gadelha Sales

O professor Felipe Muniz Gadelha Sales destaca que “o desenvolvimento de sua pesquisa auxiliará a desenvolver novas linhas de pesquisa com as plantas nativas do Estado, bem como gerar novas alternativas econômicas para o meio rural, utilizando plantas adaptadas ao ambiente de escassez hídrica, que demandam baixo uso de insumos e mais resilientes às alterações climáticas”. A capacitação do docente também terá impacto no ensino, agregando conhecimento técnico-científico na formação dos estudantes do ensino básico, técnico e tecnológico e melhorando os indicadores sociais do Maranhão.

O programa da Fapema tem como objetivo contribuir para a qualificação de pesquisadores do Maranhão, no âmbito da linha de ação “Mais Qualificação”. O resultado pode ser consultado no site https://www.fapema.br/edital-fapema-no-013-2021.